Como escolher um fornecedor para sua empresa

Como o próprio nome já diz, um fornecedor existe para prover aquilo que sua empresa procura. E nós iremos te ensinar como escolher um fornecedor para sua empresa, te fazendo entender as vantagens que uma parceria de qualidade pode trazer ao seu negócio.

Nos acompanhe nessa leitura e faça seu negócio evoluir ainda mais!

Como um fornecedor impacta sua empresa

Escolher um fornecedor é um processo de extrema importância para o sucesso de um negócio. E assim como um funcionário, um bom fornecedor deve ser levado em conta como um investimento, pois a qualidade do seu serviço retornará diretamente para você em algum ponto.

Então nós reforçamos aqui: o mais barato nem sempre é a melhor opção. Com um fornecedor isso não é diferente. Há muitas outras qualidades e benefícios que devem ser levados em consideração antes de se iniciar uma parceria definitiva.

Contudo, sabemos que listar as vantagens de um potencial fornecedor não é uma tarefa tão simples, ainda mais para aqueles que estão iniciando agora e não têm uma boa rede de contatos ainda. Por isso o Networking é sempre importante, para ouvir indicações e informações mais confiáveis que possam te guiar para uma melhor decisão.
Enquanto o Networking é um processo que é construído naturalmente com o tempo, preparamos este conteúdo como uma forma de agilizar este processo e ajudá-lo a entender os critérios mais importantes no momento de escolher uma nova parceria.

Os critérios para escolher um fornecedor

Abaixo listamos alguns pontos cruciais para definir uma boa parceria para o seu negócio. Importante sempre ficar atento tanto antes quanto durante o contrato, a fim de observar a veracidade do que foi prometido. Os critérios são: 

Preços e valores

Sei que acabamos de comentar que existem muitos critérios importantes além do preço. Mas isso não significa que este seja descartável.

O valor de um serviço é o que vai te guiar em sua escolha, apontando a direção inicial que você precisa. Há muitos fornecedores que são mais caros porque oferecem muito mais benefícios, e é aí que o poder de avaliação entra em ação. 

Não olhe para o “preço” etiquetado, mas para o “valor” que o serviço pode te trazer. Se é mais caro por conta dos benefícios, mas sua empresa não consegue fazer um bom uso deles, não vale a pena. Se conseguir aproveitar tudo, pode ser que valha a pena pagar a mais pela diferença.

De qualquer forma, mantenha-se dentro do seu planejamento de orçamento, sempre. Dentro disso você poderá encontrar um serviço com as vantagens que mais se adequem com a sua realidade.

Qualidade do serviço

Um ponto que chega até a ser óbvio. Mas checar a qualidade é muito importante em vários processos diferentes, como a qualidade do produto, do transporte e da entrega.

Com tudo dentro dos conformes, os clientes ficam satisfeitos por receberem os produtos que esperam, e a sua empresa evita prejuízo em casos de acidentes, perda de materiais e quaisquer outros problemas.

Metas e objetivos

Alinhe suas metas e objetivos com o fornecedor, pois é importante que as duas empresas estejam sempre na mesma página.

Dessa forma, você passa a reconhecer quais fornecedores realmente conseguem entregar aquilo que sua empresa precisa, como uma forma de seleção.

Mas mais importante que isso, a parceria com um fornecedor pode ser muito benéfica para ambos os lados, e isso deve ser explorado. Ao definirem os objetivos e firmarem laços, muitas oportunidades de estratégias podem surgir no futuro.

Flexibilidade

Durante o dia a dia, nos negócios, as coisas tendem a ser incertas às vezes, sendo impossíveis de se prever. Por isso que ressaltamos a importância da flexibilidade, que pode ser caracterizada o quanto seu fornecedor estará disposto a ajudá-lo nestes casos, com a consciência de que as coisas podem sair do combinado, e isso é totalmente normal.

Isso não significa que sua empresa não cumpre o que promete ou que deve-se tirar proveito da boa vontade do fornecedor. Muito pelo contrário, ambas as partes devem fazer o acordado, sempre. Mas saber que a parceria irá se manter firme mesmo nos dias difíceis é um ótimo indicativo.

Confiabilidade

Um relacionamento baseado na transparência é o mínimo que toda empresa precisa ter, em qualquer setor. Com um fornecedor isso não poderia ser diferente.

Dê preferência a quem realmente transmite confiança para um futuro de sucesso, que se importa com o seu negócio, traz sugestões e faz o que for preciso para ver a parceria permanecer firme.

Pós-venda

O pós-venda consiste em um período após o fechamento do contrato. Claro que não conta como um critério antes do contrato, mas é imprescindível para definir a continuação do mesmo.

Basicamente, esse ponto baseia-se no cumprimento do acordo. Ou seja, é aqui que você verá se seu novo fornecedor realmente fez aquilo que combinou antes de fechar o contrato. 

Verifique a qualidade do serviço, da entrega, do atendimento, da resolução de problemas, bem, de basicamente tudo o que ele oferece. Só assim você terá uma clara noção de que o serviço realmente vale o preço que é pago.

Os benefícios de escolher um bom fornecedor

Agora que você já conhece os “requisitos” para uma boa parceria, entenda que os benefícios disso são inúmeros, pois como já dissemos, a qualidade deste serviço impacta diretamente na qualidade da sua própria empresa.

Com o passar do tempo, a tendência é só melhorar. Tanto você como seu fornecedor vão passar a construir um bom relacionamento, e seus negócios vão evoluir. Como consequência disso a confiança é fortalecida e, então, abrem-se novas oportunidades para diferentes estratégias e abordagens para vocês realizarem juntos.

Quanto maior o empenho de ambos os lados, melhores serão os resultados. Por isso que essa relação é tão crucial para o sucesso de uma empresa.

Como gerenciar seus fornecedores da forma certa?

Apesar de sempre reforçarmos a ideia de alcançar um único fornecedor, nós sabemos que uma empresa não se limita apenas a isso. São vários segmentos diferentes, de vários setores distintos. E tudo o que foi abordado aqui deve ser levado em consideração para cada um.

Então como você pode gerenciar todos estes fornecedores de uma forma assertiva? Com planejamento e organização.

Primeiro de tudo, sempre tenha um plano B (até o Z, se possível) em casos de desistências ou perdas de parcerias. Dessa forma sua empresa nunca será deixada na mão e terá um bom tempo para direcionar toda a energia para a resolução do problema.

Após isso, organize cada fornecedor em sua categoria certa. Tenha uma clara visão do que a sua empresa precisa e os prazos estabelecidos para cada um.
Da mesma forma que a organização interna dos colaboradores acontece, assim precisa ser com os fornecedores, a fim de garantir os prazos corretos e a satisfação dos clientes.

Conclusão

O grande diferencial de uma grande empresa é entender que a convivência com outras empresas deve ser harmoniosa, além de ser necessário para o sucesso. Ou seja, mais do que um prestador de serviço, sua empresa deve enxergar um fornecedor como um grande aliado, que estará disposto a te ajudar.

E o melhor disso tudo, existem empresas por aí que estão dispostas a iniciar uma relação ganha-ganha com você neste exato momento! Isso mesmo, fique atento aos fornecedores que fazem muito mais do que apenas vender, mas que trazem soluções ao seu negócio. Isso possui um valor inimaginável.

Esperamos que este conteúdo possa te ajudar ao escolher um fornecedor para sua empresa, sendo útil para o seu sucesso. 
E claro, se você gostou deste post, não deixe de conferir nossos outros artigos que possuem a finalidade de ajudar você, empresário e microempresário, nesse grande e desafiador mundo dos negócios.

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