Explorar mais nichos de consumidores.
A partir do momento que você sabe como responder às expectativas de um nicho de consumidores, a probabilidade de sucesso do seu negócio é enorme. Agora, imagine que, além de suprir os desejos de um tipo de consumidor, você decida adicionar outros nichos, com características um pouco ou completamente diferentes, e ao lado de uma distribuidora de qualidade você sempre terá acesso a vários segmentos e produtos para melhorar suas estratégias.
Comprar apenas o necessário com competitividade em preço.
Uma das maiores vantagens das distribuidoras são as oportunidades de fracionamento de produtos, assim permitindo que sua loja não necessite de um estoque tão grande, para alcançar uma alta variedade de produtos. Geralmente as indústrias acabam pressionando a compra de uma quantidade maior no número de produtos para assim realizar um desconto maior no valor unitário, porém nem sempre essa é a melhor saída para quem trabalha com uma alta diversidade.
Variedades de produtos, marcas, cores e modelos.
Ao contrário da indústria que acaba ficando limitada aos produtos que são referentes à sua própria marca, uma distribuidora, em grande maioria, conta com várias marcas e opções para cada segmento de produtos. Também é um ponto forte para as distribuidoras não estar seguindo as sazonalidades de cada indústria diretamente, podendo se preparar para as variabilidades de mercado a partir de fatores que vão além das matérias-primas e outros limitantes que irão por conta das indústrias.
Valor de pedido mínimo menor.
Para empresas menores, o valor mínimo dos pedidos é algo que influencia toda sua cadeia de serviços logísticos. Ela precisa de um capital de giro que por muitas vezes pode não ser acessível, ou pode acabar tirando as opções de variação entre marcas e estilos de produto, pois com o orçamento curto é difícil ter opções de fracionamento. Agora nas distribuidoras é muito mais fácil encontrar condições favoráveis para diversificar seu estoque sem necessitar de um capital de giro alto.
Relacionamento a longo prazo.
Imagine que você trabalha em uma rede de Hotéis. Você precisa de produtos de qualidade, escolhidos a dedo, para oferecer a melhor experiência aos hóspedes, e garantir um padrão de entrega. Para tanto, depende de fornecedores que atendam no prazo e ofereçam boas condições de pagamento.
Encontrá-los não é nada fácil. E por isso, ao encontrá-los, o relacionamento será fundamental para garantir suas boas operações por um longo tempo. Felizmente, uma boa distribuidora conseguirá oferecer condições melhores para seu negócio, seja em relação aos produtos ou ao serviço prestado.
Isso significa também oferecer boas condições de preço, inclusive descontos, promoções e política de troca. A flexibilidade para negociações de uma distribuidora, sem dúvidas, é muito maior que nas indústrias.
Como escolher a distribuidora ideal.
Sem dúvida, você percebeu muitas vantagens de comprar de uma distribuidora em relação à compra diretamente com as indústrias. Mas como escolher a melhor? Como garantir que ela atenda exatamente às demandas que você tem?
Listamos abaixo alguns fatores que você precisa considerar como vantagens de comprar de uma distribuidora:
- Variedade: uma distribuidora que possui inúmeros tipos de mercadoria facilita bastante seu trabalho.
- Área de cobertura: uma distribuidora que cobre uma boa área mostra sua capacidade de logística e de comprometimento.
- Condições de compra e pagamento: distribuidoras mais sólidas possuem melhores condições de compra e de pagamento.
Desta forma, concluímos que principalmente para lojistas em empresas que não contam com um alto capital de giro, nem com uma boa capacidade de estocagem, as distribuidoras são ainda mais vantajosas para a sustentabilidade dos negócios.