Preço é tudo? Como se diferenciar além dos números

Uma coisa é certa, preço é atrativo sim, porém quem te escolheu por preço, por preço vai te deixar, preço é algo comparável. Para te ajudar na busca pela diferenciação, sem ficar totalmente dependente da precificação, separamos 5 dicas que serão apresentadas neste artigo.

Uma coisa é certa, preço é atrativo sim, porém quem te escolheu por preço, por preço vai te deixar, preço é algo comparável. Para te ajudar na busca pela diferenciação, sem ficar totalmente dependente da precificação, separamos 5 dicas que serão apresentadas neste artigo. 

Loja atrativa e interessante

A entrada de sua loja é como a capa de um livro. Você precisa apresentar a temática de seus produtos, e ainda despertar a curiosidade e interesse de quem vai adentrar em seus domínios. Isso demanda estratégias de identidade visual, posicionamento de produtos, decorações e até mesmo cheiros característicos. Acredito que você já deve ter passado em frente de uma loja e sentiu vontade de entrar para conhecer os produtos só por ter olhado uma fachada interessante, ou até mesmo pelo cheiro que aquele local transmitiu. Se a “capa” de seu negócio for chamativa e seu conteúdo manter as expectativas da capa, as chances de compra são enormes.

Variedades

Apostar na diversificação de segmentos e produtos é uma estratégia muito eficaz para diferenciação dos concorrentes, expansão de públicos, busca por vantagens competitivas, marketing-boca-a-boca e fidelização. Imagine que seu público está buscando sanar necessidades distintas, mas não quer gastar tempo procurando solução em vários locais, então quanto mais essas necessidades são interligadas e sanadas em um único ambiente, já configura uma alta vantagem. Então quando sua loja consegue unir pacotes de produtos e promoções que atendam a várias necessidades, mais ela se diferencia e fideliza. 

Atendimento personalizado

Um bom atendimento é a chave para abrir caminhos às necessidades de seu consumidor. Todos nós temos 2 tipos de necessidades, as explícitas e as implícitas. As explícitas já estão em fase de indicação de um desejo pontual, ou de uma necessidade já com uma alternativa de solução clara. Já as implícitas são desejos e necessidades reprimidas que podem ser identificadas através de demonstrações de insatisfação, problemas e dificuldades relativos a algo que ainda não tem uma solução clara em sua mente. Desta forma um bom atendimento deve buscar transformar necessidades implícitas e explícitas, auxiliando que as pessoas entendam qual é sua real necessidade, e quais são as possíveis soluções que ela encontrará dentro de sua loja. 

Exposição dos produtos

Demonstrações e exposições de produtos são estratégias muito eficazes na busca pela diferenciação dos concorrentes e efetivação de vendas. Ao nos debatermos com o processo de escolha entre produtos, quanto mais informações e experiências temos, mais seguros nos sentimos em relação àquela compra. Desta forma, muitas lojas apostam em amostras ou testes grátis, para tirar quaisquer dúvidas e transmitir a segurança para a consolidação da venda. 

Garantias

Pensando no valor agregado de seus produtos, e no investimento que é feito pelos clientes na aquisição, oferecer formas de garantia perante às situações de danificação, furtos e afins, pode ser uma boa maneira de atrair a confiança de seu consumidor e ainda demonstrar diferencial perante os concorrentes. Mas claro que você como logística deve analisar os riscos que serão enfrentados ao oferecer tais garantias. 

Desta forma, podemos notar que o principal diferencial que sua loja pode exercer além dos preços, está relacionado à identificação de necessidades e demonstrações de autoridade. Isso faz com que no processo de escolha, sua marca possa ter um boa relevância aos olhos do cliente.

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