Como causar uma boa primeira impressão nos clientes?

“A primeira impressão é a que fica”. Certamente você já ouviu essa frase, certo?

A realidade é que estamos sempre vivendo constantes “primeiras impressões”. Seja com uma comida diferente, uma roupa nova ou uma loja que abriu recentemente, tudo que sai ligeiramente do que é cômodo para nós já nos causa uma primeira impressão.

Esse sentimento é muito subestimado pelas pessoas, pois pode ser usado como uma poderosa arma para muitas coisas, principalmente no ramo empresarial.

Nosso cérebro processa muitas sensações diferentes em todos os sentidos possíveis, e com isso, acaba influenciando as decisões do dia a dia. Essa influência pode ser tanto positiva quanto negativa, dependendo de como a informação é captada.

Dentro do marketing das grandes lojas, por exemplo, essa parte é muito explorada para atrair a atenção das pessoas com estímulos visuais, sensoriais e auditivos que têm o objetivo de passar um sentimento de conforto e confiança para os clientes. Como consequência disso, as pessoas se sentem mais inclinadas a comprar nessa loja.

Então, como você pode ver, a primeira impressão é realmente importante. Saber como transmitir a melhor impressão possível é o que pode determinar o sucesso de uma venda, muitas vezes.

E neste artigo, vamos explicar mais sobre este assunto, e claro, te dar dicas para conseguir passar a melhor primeira impressão aos seus clientes.

Boa leitura!

Como uma primeira impressão realmente funciona?

Sabemos o quanto a primeira impressão é determinante para conquistar a confiança de alguém. Mas como será que ela acontece, exatamente?

Em uma pesquisa da empresa americana Dollar Shave Club, eles testaram cerca de duas mil pessoas a fim de descobrirem o que realmente determina uma boa ou má primeira impressão.

Observaram que os fatores que mais influenciam as pessoas são: o contato visual, o odor e a amigabilidade da pessoa (se é uma pessoa sorridente ou não, por exemplo).

Mas a descoberta mais interessante foi outra: em quase 70% dos casos, foi confirmado que a primeira impressão foi formada em menos de 30 segundos, antes da pessoa começar a falar.

Isso nos prova o imediatismo em que vivemos nos dias de hoje. Além da primeira impressão ser importante, devemos ter consciência de que essa impressão acontece muito rapidamente no cérebro das pessoas.

Tendo esse conhecimento, percebemos que as estratégias da sua empresa devem ser otimizadas e preparadas para conquistar o público em questão de segundos, se possível. Isso garantirá resultados ainda melhores!

5 dicas para causar uma boa primeira impressão

Agora que você já sabe como o conceito de “primeira impressão” realmente funciona na mente das pessoas, separamos algumas dicas para trazer essa realidade para a sua empresa, causando uma boa impressão aos seus clientes.

1. Mantenha as aparências

Se a primeira impressão é construída em grande parte na imagem, sua empresa precisa construir uma imagem que faça sentido para quem você quer atrair.

Não basta apenas ser uma empresa séria e comprometida, é necessário mostrar isso. Uma equipe bem vestida, com boa postura e um posicionamento que agrade o cliente já traz essa mensagem, mesmo que não percebamos.

Além da aparência pessoal, o design da sua loja também impacta. Disposição das prateleiras, planograma, estratégias de PDV e vários outros pontos existem justamente para atrair a atenção das pessoas, e deve ser sempre explorado.

2. Seja autêntico

Com a criação dessa imagem, os clientes criam certa expectativa. A forma como essa expectativa será trabalhada irá determinar o sucesso da venda.

O importante aqui é adequar aquilo que o cliente espera com a realidade da sua empresa. E para isso, é necessário ser autêntico, original e verdadeiro.

Não prefira mudar toda a essência da sua marca simplesmente para agradar um cliente, pois isso não se sustenta a longo prazo. Mas antes, sempre dê preferência ao que sua marca realmente é, isso dará maior confiança para você e seus colaboradores no momento da venda.

Dessa forma você afunila as expectativas do cliente, fazendo-o perceber com qual tipo de empresa ele está lidando e os verdadeiros benefícios que ele terá. Cliente satisfeito, equipe satisfeita!

3. Seja amigável

Um atendimento mal feito tem uma influência negativa absurda na venda, conforme apontam pesquisas. Além disso, transmitem uma mensagem totalmente contrária à “boa primeira impressão”, não é mesmo?

Por isso, claro que o atendimento ao cliente é essencial também. Ser amigável, sorrir durante a conversa e se dispor a ajudá-lo são pontos que parecem simples, mas que garantem uma experiência muito melhor ao cliente.

Para tal, é importante primeiramente entender o cliente, qual o tipo de pessoa que é, o que ele deseja e como se comporta, para que assim, você possa se adequar com o tratamento que ele provavelmente mais gostaria de receber.

4. Demonstre interesse no cliente

Ainda como parte do atendimento, é interessante fazer o cliente se sentir ouvido.

Ninguém gosta de sair de uma loja com o sentimento de que saiu perdendo. E atualmente, esse fato tem se tornado ainda mais relevante. 

Por esse motivo, criar uma atmosfera acolhedora, onde o cliente entenda que sua empresa realmente quer ajudá-lo ao invés de simplesmente fazer uma venda a todo custo, vale totalmente a pena.

Pare para ouvir a dor da pessoa, faça ela entender que você quer trazer a solução para isso. Busque ajudá-la mesmo sem vender algo, isso serve como uma poderosa demonstração do quanto sua equipe está disposta a fazer algo por ela.

Como consequência, você conquista algo muito mais valioso para o seu negócio: a confiança de alguém. Quem confia, vira cliente fiel. Clientes fiéis indicam sua marca para outras pessoas. E não há marketing melhor que esse.

5. Contagie sua equipe

Sua equipe é a extensão da sua marca. Eles são parte de todo o negócio, e representam a humanização da empresa para os clientes que os vêem.

Possuir uma equipe engajada e comprometida faz toda a diferença nos resultados de toda empresa. Mas não é possível engajá-los sem algo a mais, sem um incentivo ou algo que contagie cada um deles.

Procure saber o que pode causar isso neles, dê exemplo dentro das normas da empresa, para que outros vejam e identifiquem em você o espírito da marca.

Com sua equipe falando a mesma língua e possuindo os mesmos objetivos, todos os demais processos passam a fluir com muito mais facilidade.

Conclusão

Tudo o que foi dito acima, muitas vezes, pode parecer algo simples ou banal para alguns gestores, e é exatamente aí que existe o grande erro.

São ações simples no quesito de complexidade, mas são cruciais para os resultados de uma empresa, a partir do momento que você percebe o impacto que trazem ao comportamento dos clientes. A primeira impressão é essencial para todos os segmentos e públicos.

Normalmente, o consumidor deseja encontrar algo que o faça confiar na empresa, seja pelo motivo que for. O papel da sua equipe é garantir a satisfação dessa pessoa, mostrando a ela que todos estão do mesmo lado, e que não necessariamente um lado precisa perder para o outro ganhar.

Se o cliente ganha, sua empresa também ganha, e isso todos sabem. Não esconda a intenção de venda, mas também não extrapole os limites para forçar o cliente. Guie-o para tomar a melhor decisão, sempre.

É muito mais benéfico conquistar a confiança do cliente do que fechar uma simples venda, até mesmo em termos financeiros. O cliente satisfeito volta, e volta muito mais flexível a respeito da sua marca. Já o cliente insatisfeito pode nunca mais voltar, e ainda compartilhar a experiência negativa para outras pessoas.

Então sim, a primeira impressão conta muito! Não se esqueça disso.


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