No momento em que um consumidor entra em sua loja, você tem pouquíssimo tempo para cativá-lo. Caso contrário, lá se vai mais uma oportunidade de venda. Por isso, o fator “aparência” é muito importante dentro de um estabelecimento, por ser o responsável pela primeira interação com o cliente. “A primeira impressão é a que fica”, certo? Por isso, boas estratégias de PDV são necessárias.
Vamos imaginar agora: você ficou sabendo que em uma certa loja tem um celular que você deseja muito. Ao chegar lá, você se depara com uma loja antiga, suja e praticamente abandonada. Ainda que o produto fosse da melhor qualidade, muitas dúvidas iam surgir na sua mente até que, provavelmente, te fizessem desistir da compra.
Assim, é possível visualizar a real importância dessa primeira experiência do consumidor em um estabelecimento, ou seja, o PDV.
Mas afinal, o que é PDV?
O PDV, ou Ponto de Venda, é um conceito que já é praticado há muitos anos em inúmeras lojas ao redor do mundo. Trata-se de expor seu produto/serviço da forma mais atraente e persuasiva possível, a fim de gerar impacto ao consumidor.
Sobre impactar e influenciar o comportamento do seu cliente, veja nosso artigo: https://parolarutil.com.br/o-que-influencia-o-comportamento-do-seu-cliente/
Contudo, um bom PDV não significa ter um bom apelo visual, apenas. Significa trazer uma experiência única e agradável ao consumidor, a fim de auxiliá-lo no processo de decisão em uma compra. Tal experiência pode englobar a decoração, luzes, clima, sons, cheiros e até mesmo conforto, tudo para atrair o cliente e deixá-lo confortável.
Como tornar o PDV mais atrativo?
Para se ter um PDV atrativo e eficiente, primeiramente você deve analisar seu público-alvo, compreendendo que algumas variáveis nem sempre dão bons resultados com todo mundo. Conheça as características importantes deles, como a faixa etária, poder de compra e seu comportamento no momento da compra, adequando tudo à sua própria realidade.
A partir disso, é hora de iniciar as estratégias.
Localização: priorize os lugares com o maior tráfego de pessoas, para não prejudicar a visibilidade do PDV.
Decoração: a mensagem deve ser transmitida de forma clara e direta. Use uma decoração que chame a atenção em um primeiro momento, mas sem remover o foco do produto em si.
Equipe: tenha uma equipe preparada e capacitada para reverter todo o interesse inicial em uma oportunidade de venda.
Ações: ter a chance de ganhar algo em troca sempre é bem-vindo. Invista em descontos e promoções para atrair os clientes ao seu ponto de venda.
Marketing Sensorial: busque divulgar seu PDV em todos os sentidos, para transmitir a mensagem de forma ainda mais efetiva. Imagens, sons e cheiros distintos potencializam ainda mais a propagação da mensagem.
A consequência de um bom PDV
85% dos brasileiros tomam decisões no ponto de venda, segundo uma pesquisa feita pelo Point of Purchase Advertising Institute. Isso reflete a cultura existente em nosso país que faz o PDV ser tão importante.
Com um bom PDV, você estabelece uma relação emocional entre seu negócio e o cliente, através de sensações de novidade ou surpresa que sempre são muito bem aceitas. Consequentemente, os produtos tornam-se mais atrativos e rentáveis, o que não somente aumenta o lucro de seu empreendimento, mas também fortalece sua marca.
A Parolar é uma distribuidora especialista em PDV. Fornecemos um atendimento especializado aos nossos parceiros, ajudando-os a desenvolverem estratégias precisas que deem resultados em seus empreendimentos. Nosso foco é que cresçamos juntos, sempre.
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