O que influencia o comportamento do seu cliente?

O comportamento do seu cliente, diz muito a respeito do seu estabelecimento, por isso fique atento a cada detalhe e avalie o seu posicionamento. Descubra nesse artigo, alguns fatores que influenciam diretamente na experiência do cliente dentro do seu negócio.

Todo estabelecimento procura entender ao máximo o que se passa na cabeça de cada cliente, e isso não é uma tarefa nada fácil, principalmente porque cada um demonstra um tipo de reação ou interesse diferente. Mas existe algo no qual todos os comerciantes precisam se atentar, o comportamento de cada um dentro do seu estabelecimento e como ele interage com o ambiente. Quando você consegue identificar o que atraiu o olhar do seu cliente, tudo se torna mais fácil, por isso é um ponto importantíssimo para explorar todas as oportunidades e de certa forma, conquistá-lo de maneira prática.

Mesmo que seja impossível ler mentes para extrair tudo o que o cliente está pensando, existem alguns comportamentos dentro e fora do estabelecimento que já deixam explícito as vontades e desejos que ele possui, mesmo antes dele transformar isso em palavras. Esses desejos podem ser influenciados por interesses pessoais, influências sociais ou atração psicológica, portanto é preciso estar atento a esse sinais para oferecer uma boa experiência a ele.

Para você comerciante, o objetivo vai muito além de apenas oferecer os produtos que seu cliente deseja, ou outros produtos semelhantes que possam suprir a necessidade daquele momento. A grande jogada é valorizar a experiência que ele vai viver no seu estabelecimento, pois quando um cliente se sente acolhido, ouvido e orientado em um lugar, as chances de um retorno ou até de uma fidelização são muito maiores.

Como foi transformado o comportamento do consumidor?

Ao passar dos anos, a inserção dos planejamentos de marketing ajudaram os comerciantes a expandirem sua visão e enxergarem que não adianta priorizar somente preço ou condições de pagamento, mas sim se atentar a todos os fatores que proporcionem a experiência de compra proveitosa.

Nesse contexto, vemos que os clientes passaram a analisar os pequenos detalhes que envolvem toda a experiência, e não apenas o preço, mas a ambientação, identidade olfativa, atendimento e até mesmo a forma como se despedem. Pensando nisso, para conseguir atender a toda demanda, sua equipe precisa estar atenta a todos os estímulos sensitivos que influenciam diretamente os seus clientes.

Como conhecer o comportamento do consumidor?

Nenhum cliente é igual ao outro, todos possuem suas singularidades, mas para todos é válido o uso das estratégias simples, porém bem desenvolvidas, para se aproximar mais dos interesses do mesmo. E com isso, você pode aproveitar e explorar alguns passos para fazer o mapeamento dessas informações vitais para se tornar a primeira opção dos seus clientes, confira algumas dicas:

Faça um planejamento

Antes de qualquer coisa, é importante você definir seu público alvo e quais são os costumes deles, no meio do marketing é comum gerar a chamada “persona” que funciona como base para definir quem é o seu público alvo, baseando-se em características como sexo, idade, classe social, profissão, medos, objetivos e desejos. Com essa “persona” definida, sua empresa pode desenvolver ações mais objetivas e intencionais, focadas em um perfil pré-estabelecido.

Observe seus concorrentes

Faça o seu, mas não deixe de observar o que acontece em torno de você. Assim como seu negócio está procurando novas oportunidades e estratégias para fidelizar seus clientes, seus concorrentes também estão, por isso é importante estar ligado no que acontece no mercado.

Existem várias formas de um estabelecimento atrair os consumidores, seja por produtos em tendência, setores mais visitados nas lojas, ofertas que fazem maior sucesso, campanhas e outras ações. Certifique-se de estar sempre um passo à frente dos seus concorrentes, criando ações baseadas em outras experiências analisadas dentro do seu negócio e observando o que ficou tendência entre vários outros comércios.

Conhecer o comportamento do cliente é importante para todo comerciante, para que ele saiba identificar os pontos principais do seu negócio, e analisar onde estão os erros e acertos.

Concluímos que conhecer o cliente, é uma forma mais fácil de gerar intimidade e consequentemente, gerar mais vendas. Pensando nisso, invista para que toda a experiência de compra seja prazerosa, ofereça conforto, explore as ideias, ouça o que seus clientes tem a dizer, peça opiniões e criar ações que realmente causem um grande impacto na vida deles. Construir seu nome em cima de boas avaliações e qualidade de serviço, é uma garantia de bons resultados.

Esperamos que este artigo tenha te ajudado, aproveite também para ler “Construindo uma loja que todo mundo quer voltar” e invista no aprimoramento da sua equipe lendo o artigo sobre “Como melhorar a performance dos vendedores da sua Loja”.

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