Planograma: o que é e como aplicar na sua loja

Já ouviu falar em planograma? Garanto que você já teve contato com isso em muitas situações diferentes.

Você já parou para pensar em como os produtos são dispostos em um supermercado? É um lugar com vários produtos diferentes, e marcas distintas, mas mesmo assim, de alguma forma, a gente sempre consegue encontrar aquilo que precisamos, não é mesmo?

Pois bem, isso não é apenas uma coincidência, ou senso comum, mas sim um estudo que é realizado para melhor dispor os produtos de uma forma assertiva, baseando-se em várias questões diferentes para ajudar o consumidor e influenciá-lo em sua decisão de compra. Dessa forma, todos saem ganhando, tanto o cliente quanto sua loja.

E o nome disso é Planograma. Essa poderosa e crucial ferramenta que é usada por todas as grandes lojas.

Não adianta agir com base em achismo, ou muito menos copiar exemplos que deram certo. Para aplicar o Planograma de forma eficaz na sua loja, existem passos que devem ser seguidos para adaptar esta estratégia de acordo com a sua própria realidade.

Só assim você cria uma estratégia realmente eficiente. Mas a boa notícia é que vamos ensinar tudo isso para você ao longo deste artigo, então aproveite a leitura!

O que é um Planograma?

O Planograma é uma ferramenta usada para expor de forma completa e estrategicamente ordenada os produtos no PDV (Ponto de Venda) de uma loja.

Seja como um desenho, uma projeção ou um design, ela traz uma representação gráfica de tudo o que precisa compor o PDV de uma loja, com dimensões, quantidades, produtos e todos os outros detalhes necessários para tornar tudo mais completo.

A ideia em si é criar um “mapa” para ser seguido pela equipe de repositores. Ao seguir cada passo minuciosamente, as chances de venda tendem a aumentar.

E isso acontece porque, quando um consumidor tem contato visual com uma gôndola de produtos, certos padrões de comportamento aparecem, ainda que inconscientemente.

Ao entender esse padrão de comportamento, você tem uma poderosa arma em suas mãos, pois pode direcionar a atenção do público para as coisas que eles mais podem se interessar (ou que você deseja vender).

Eis alguns exemplos de estratégias dentro de um planograma:

  • Produtos infantis localizados mais abaixo, para que fique dentro do alcance das crianças;
  • Os produtos mais importantes (novidades ou promoções) posicionados na altura padrão de visão das pessoas;
  • Produtos maiores e mais pesados embaixo, e menores e leve em cima.

Estes são apenas alguns simples exemplos destas estratégias, que você pode encontrar por toda parte.

Mas a realidade é que se trata de muito mais do que apenas uma “ajuda” para os repositores, por ser o documento que vai otimizar todo o trabalho e produtividade da equipe, além de gerar boas sensações aos clientes, sejam elas: estéticos, sensoriais, emocionais, entre outros.

Com essas sensações sendo transmitidas da forma correta para seu público, sua decisão de compra passa a ser fortemente influenciada, resultando em um maior volume de vendas.

Qual o benefício do Planograma?

O Planograma (ou Plano de Gôndola) serve para otimizar todos os processos do ponto de venda, sejam internos (entre a equipe) ou externos (marca-cliente).

Imagine o seguinte cenário: você está com pressa, e vai a uma farmácia para pegar apenas um shampoo e um condicionador para cabelo. Mas ao chegar na prateleira, você percebe que só o shampoo que você quer está lá, enquanto o condicionador está em outra prateleira totalmente aleatória.

Isso irá, com certeza, te deixar insatisfeito por fazer você perder tempo ou até mesmo te fazer desistir de comprar, devido a desorganização no display dos produtos.

Então, podemos entender que o Planograma é muito mais do que apenas uma simples organização de gôndola. É a ferramenta necessária para garantir mais comodidade e satisfação aos clientes, que como consequência, retornarão mais vezes ao seu negócio.

O comportamento dos clientes mudaram. Nos últimos tempos, o fator “satisfação” tem sido a principal causa na decisão de compra dos consumidores. E o Planograma atua pensando exatamente nisso.

Então o que podemos resumir aqui como o grande benefício do Planograma é, sem dúvida, o aumento no fluxo de venda, devido às melhorias que ele traz, tanto para a produtividade da empresa, quanto para a fidelização dos clientes.

Aplicando o Planograma na sua loja

Agora que sabemos toda a importância do Planograma e entendemos a sua essência, como aplicá-lo na sua loja?

Primeiro, precisamos estabelecer que isso não é algo exclusivo para supermercados ou lojas do tipo. O Planograma é muito comum nesses estabelecimentos sim, mas também pode ser usado em vários outros departamentos, se fizer sentido com o objetivo da loja.

A seguir, mostraremos a vocês algumas dicas para aplicar este conceito no seu negócio de forma eficaz, a fim de organizar e melhorar seus resultados:

Padronize o PDV

Primeiramente, é absolutamente necessário ter um conhecimento prévio dos produtos que serão expostos, sabendo o espaço nas gôndolas, tamanho dos produtos, etc.

Assim, você deve padronizar a disposição dos produtos de acordo com essas características, levando em consideração a lucratividade, fluxo de venda e giro que cada produto tende a trazer, pois tudo isso influencia no display do Planograma.

Capacite sua equipe

Sabemos que na movimentação do dia a dia, as coisas precisam ser feitas com rapidez, para não prejudicar o fluxo de clientes. Por isso, invista um tempo para capacitar sua equipe e fazê-los entender a importância de cada produto.

Como resultado, você e a sua equipe passam a falar a mesma língua, otimizando o tempo e poupando esforços para detalhes do dia a dia. Tudo isso, no fim, repercute em um grande aumento da produtividade do seu negócio.

Posicione os produtos importantes mais ao fundo

Não necessariamente precisa colocar os produtos ao fundo da loja, mas a ideia aqui é mantê-los longe da entrada. 

Se um certo produto estiver na entrada da loja, e um cliente busca especificamente por ele, ele pode simplesmente pegar o produto e ir embora, sem caminhar pela loja.

Mas e se, ao invés disso, ele for ‘obrigado’ a andar por alguns corredores, enquanto passa por vários produtos com estímulos visuais que possam incitá-lo à compra, será que não geraria um volume maior de venda?

São estes pensamentos que é necessário ter ao montar um Planograma. Mas claro, para isso você precisa entender o que seu cliente busca, e a real importância de cada produto dentro da sua própria loja.

Evidencie os produtos mais importantes 

Ao conhecer o seu produto de forma completa, você pode determinar o retorno financeiro que ele traz ao seu negócio.

Com base nisso, é possível decidir quais produtos são realmente importantes e que valem a pena receberem um ‘empurrão’ dentro do seu PDV. 

Isso se dá ao expor o produto em lugares com maior evidência, nas prateleiras que ficam no alcance da visão dos clientes e quaisquer outras estratégias que você puder fazer para atrair a atenção do público. Isso aumenta o volume de venda deste produto de forma exponencial.

Conclusão

O sucesso das vendas está diretamente relacionado com o merchandising e o planograma. É algo que traz uma enorme facilidade, com muitos benefícios para todos os envolvidos.

Com um planograma bem feito, seus clientes passarão a aproveitar a jornada de compra dentro do seu estabelecimento, se interessando cada vez mais pelas novidades e promoções que fizer. E a consequência disso? Um cliente fiel à marca, que certamente irá recomendá-la para outras pessoas quando for preciso.

Esse é um grande passo que todas as lojas devem levar em consideração, se buscam evoluir seus negócios. Traga seus gestores para dentro, faça-os entenderem e aderirem ao processo, para que seus colaboradores também participem.

Esperamos que este conteúdo tenha sido útil para você, de alguma forma!

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