Como agregar valor ao cliente e contornar o alto custo do mercado

Todas as empresas de todos os segmentos têm sido afetadas pelas várias mudanças que o mercado vem sofrendo. A pandemia que vivemos acabou impulsionando muitos hábitos nos consumidores que antes não eram tão fortes.

Além disso, os altos custos do mercado em todos os nichos tem trazido muitas dificuldades para os empreendimentos, principalmente pequenos e médios.

Dessa forma, a competitividade tem aumentado cada vez mais e estamos aqui para mostrá-lo algumas dicas de como agregar valor ao cliente como uma nova forma de estratégia, extremamente relevante na realidade que estamos vivendo.
Continue sua leitura para sair na frente da concorrência!

O significado de “agregar valor”

Mas o que realmente significa “agregar valor ao cliente”? Quando dizemos isso nos referimos ao valor adicional que é gerado em um determinado produto ou serviço.

Em seu sentido literal, a palavra “agregar” remete ao sentido de trazer novas ideias, elementos ou conceitos, como uma forma de gerar mais riqueza em algo específico.

Na prática, significa oferecer benefícios e vantagens melhores do que outras empresas já oferecem, criando um “algo a mais” para que seus consumidores considerem no momento da compra.
É preciso ir além do padrão ao invés de entregar o que já é normal. Mas claro, não se trata de criar algo totalmente novo, com uma ideia fenomenal, mas sim oferecer algo inédito para o seu próprio público, dentro da sua própria realidade. Isso é ser inovador.

Os passos para agregar valor ao cliente

Você precisa, primeiramente, conhecer bem o seu público-alvo. Essa é uma parte imprescindível no processo para agregar valor ao cliente.

A partir deste ponto, você consegue saber o que pode causar um maior impacto no consumidor, as práticas que o atraem e o que ele pode procurar em sua empresa.

E aqui nós mostraremos a você alguns pontos de grande importância para trazer um maior valor agregado ao seu produto ou serviço.

Forneça conteúdos relevantes

Dê aos seus possíveis clientes materiais que caminhem de acordo com os seus interesses, com conteúdos relevantes e informativos sobre algum tema. Isso automaticamente irá posicionar sua marca como uma autoridade no assunto.

E o que acontece se a sua empresa é vista como autoridade? Pois bem, ao surgir a necessidade do cliente, é ela quem irá aparecer primeiro na sua mente. Você será cogitado antes que seus concorrentes no momento da compra.

Tente não vender a todo momento

Nem todos os clientes encontram-se na mesma parte em uma jornada de compra, ou têm o mesmo nível de consciência sobre o seu negócio.

Por isso, uma abordagem de venda direta nem sempre é interessante. Claro que é essencial, mas em alguns casos, é mais vantajoso fornecer outras coisas ao cliente, como os conteúdos abordados acima, dicas ou outras vantagens.

E por que isso é importante? Porque assim o cliente consegue reconhecer a confiabilidade da sua empresa, que está preocupada em “ajudá-lo” mesmo sem receber nada em troca. Isso gera um sentimento de gratidão na mente da pessoa, que passa a olhar sua marca de uma forma positiva.

Surpreenda seus clientes

É dever da sua empresa entregar tudo o que é combinado com o cliente, isso é fato. Mas e se sua empresa entregasse algo a mais?

Dessa forma você consegue surpreender o cliente mesmo com algo simples, justamente por fazer um “algo a mais” do que o combinado. Porém, sabemos que fazer isso sempre é bem difícil e também pode se tornar normal com o passar do tempo. 

Não se trata apenas de dar um brinde, mas sim realizar um gesto que agrade o cliente. Podem ser um agrado aos clientes mais antigos, boas-vindas para novos clientes ou uma ação especial em datas sazonais. As opções são várias, basta fazer sentido para sua empresa e seu consumidor.

Ouça os feedbacks

Uma coisa que não podemos subestimar é o feedback. Não há forma melhor de entender o comportamento do cliente do que ouvir ele mesmo falar.

Além disso, ouvir o cliente faz com que ele se sinta seguro, sabendo que seus problemas e questionamentos serão compreendidos. Isso já te faz sair na frente de muitas empresas, que não conseguem acompanhar os feedbacks de uma maneira devida.

Não esqueça do Pós-venda

Fechar uma venda é o último processo em um negócio, certo? Claro que não!

Diretamente dessa necessidade nasceu o pós-venda. Manter um bom relacionamento com o cliente é essencial para fazê-lo voltar ao seu negócio.

Então sim, defendemos que investir neste setor é crucial para uma empresa. Com isso você garante satisfação dos clientes, suporte na resolução de problemas, mostra preparo e desperta confiança.

Consequentemente, você agrega valor não somente ao produto, mas à sua empresa em si.

Os benefícios de agregar valor em sua empresa

Devido a alta competitividade das empresas atualmente, você precisa agregar valor em suas ações para se destacar no mercado.

Como resultado disso, você justifica o valor que é cobrado. O consumidor não olha apenas para o preço de um produto, mas sim o seu custo-benefício.

Se o custo-benefício do seu produto for maior ou mais chamativo que do seu concorrente, pronto, você já garante uma enorme vantagem em relação a ele.

Esse é o grande benefício, valorizar tanto seu produto quanto sua empresa, gerando uma maior margem para se trabalhar com os valores e, consequentemente, aumentar seu ticket médio.

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