Se os custos estão altos, e as vendas não estão suprindo, talvez o e-commerce ou os marketplaces possam ajudar a mudar isso!
Quando começamos um negócio, passamos por diversos processos para conseguir mantê-lo funcionando. Uma boa estratégia de vendas, uma localização atraente e uma aparência assertiva podem ser a indicação de um possível sucesso, mas sabemos que existem diversas dificuldades, sendo a maior delas financeira, que podem atrasar esta etapa.
Pense bem, para realizar tudo isso, o que é preciso? Dinheiro. Para conseguir dar ao seu negócio o sucesso que ele merece, é preciso muito investimento. E para conseguir este investimento, é preciso vender os seus produtos. Mas como conquistar o cliente, disponibilizar preços acessíveis, deixar o seu negócio atraente e ainda assim garantir os seus lucros? A conta não fecha, não é mesmo?
E se dissermos que existe uma forma que pode ajudar a aumentar as suas vendas sem disponibilizar tantos gastos, sendo um formato mais acessível do que você imagina?
Se você pensou em e-commerce, pensou certo. Nós vamos te explicar porque ele é a melhor forma para colocar as suas vendas – e a sua empresa – no topo! Deslize para baixo e descubra!
O que é o e-commerce?
E-commerce – ou comércio eletrônico, em português, é uma modalidade comercial onde os clientes podem fazer as suas compras diretamente pelo site da loja, utilizando o meio de comunicação que ele preferir – o computador, celular ou tablet, por exemplo. Ele é uma modalidade que tem se tornado cada vez mais popular, tanto por consumidores quanto por lojistas, dando a oportunidade da pessoa poder comprar de onde estiver, no horário que quiser – e o lojista vender de uma forma mais barata e conseguir aumentar as vendas em grande escala.
O que é o marketplace?
De um modo mais simplificado, vamos pensar em um shopping center virtual. O marketplace é exatamente isso, com todos os produtos de diferentes marcas e formatos disponíveis, só que tudo em um meio digital. Um formato simples, rápido e econômico para que os seus clientes possam ter a mesma experiência da sua loja física sem sair de casa. A expertise dessa modalidade é justamente passar a dinâmica de uma loja física, para quem ainda não está acostumado a vender no mercado digital.
Por que este formato é valioso para o seu negócio?
O e-commerce é um formato versátil, que exala praticidade e gera um excelente custo-benefício para a sua empresa. A modalidade online não exige que a loja funcione em horário comercial, portanto os clientes podem fazer as suas compras na hora em que desejarem, e receber as suas compras no conforto da sua casa.
De acordo com o Sebrae, 6,4 milhões de estabelecimentos existem no Brasil, sendo que 99% destes dados são micro e pequenas empresas, onde são gerados 52% dos empregos com carteira assinada.
Optar por uma loja virtual gera uma economia de inúmeros gastos e uma aquisição enorme em lucros, pois de acordo com o IBGE ⅔ da população brasileira (ou 126, 3 milhões de pessoas) possuem conexão com a internet. Pense que uma porcentagem deste número podem vir a se tornar possíveis clientes, e o que eles precisam é justamente uma coisa que abrange a maioria dos lares do país: conexão.
Quanto aos custos, você pode lucrar mais gastando menos: afinal, com o formato online, você não precisa taxar tanto os seus produtos e pode colocar o preço que você acha mais justo sem se preocupar se gerará retorno. Ah! Antes que esqueçamos: vocês sabem como classificar a precificação da sua loja? Caso queira saber antes de entender melhor sobre o formato e-commerce, você pode dar uma passadinha aqui!
Quais são as vantagens que as vendas online podem trazer?
São inúmeras as vantagens que um e-commerce pode trazer ao seu negócio:
Disponibilidade:
A sua loja virtual funcionará em escala 24/7: ou seja: o seu cliente pode comprar os seus produtos a qualquer hora, em qualquer dia da semana. Você não precisará trabalhar em horário comercial, os gastos serão menores e você pode administrar a sua loja de qualquer lugar que você esteja, no horário que você quiser.
Segurança:
Todos sabem que os maiores temores de comerciantes é justamente ser pego desprevenido com assaltos. Claro que existem seguradoras que podem cobrir o prejuízo, mas todos sabemos que a burocracia para conseguir a apólice é bem demorada. Com a loja online, os danos são mínimos, e com um sistema competente, você pode deitar a cabeça no travesseiro em paz – já que você e o seu cliente vão ter um retorno positivo!
Menor custo operacional:
O custo operacional da sua loja virtual será menor do que o da sua loja física, porque o custo inicial para abri-la será com o domínio do seu site. É claro que existem outros gastos para que tudo funcione perfeitamente, como investimento em marketing digital e tráfego pago, sistemas de automação, sistemas contra hackers e plataformas de pagamento, mas são gastos que podem entrar dentro do orçamento das suas vendas – já que elas serão muito mais facilitadas!
Divulgação:
Uma das vantagens que este formato pode trazer é a divulgação da sua marca. Afinal, de forma online, com a estratégia certa, você pode influenciar o consumidor da melhor forma para se tornar o seu cliente! A divulgação passa a ser 100% online, de forma que o custo será muito baixo em comparação com o ganho que você terá nas suas vendas! Aliás, se você quiser saber a abordagem certa para influenciar o seu consumidor, temos um artigo que também pode te ajudar nesta parte!
“Tudo bem, me convenceu. Mas, e aí? Existe algo que prove que isso dá certo?”
Sim! Para inspirarmos você a decidir abrir um comércio online, trouxemos duas marcas poderosas que triplicaram as suas vendas neste formato.
A primeira vocês conhecem muito bem: Magazine Luiza. O ecossistema Magalu cresceu muito mais depois que converteu o seu sistema em e-commerce, lá em 1999. Desde 1992 a loja já flertava com sistemas virtuais, e ela sempre esteve bem à frente do seu tempo. Hoje, 30% das vendas da marca são pela internet.
Já o segundo case de sucesso é a gigante Netshoes. A marca, que começou timidamente com vendas físicas, precisou fechar as unidades quando mudou para o formato, pois não estavam dando conta de tantas vendas em tão pouco tempo. O e-commerce hoje é o maior site de lifestyle da América Latina.
E aí? Vale a pena?
Temos certeza que sim. Afinal, não é como se você não pudesse ter mais a sua loja física. Mas, pensando em crescimento, um formato online pode justamente te ajudar a aumentar as suas vendas e gerar ganhos que podem tanto cuidar do seu formato físico quanto expandir a sua marca em nível nacional.
De uma forma ou de outra, temos um consenso: o digital, realmente, pode tudo!