Como contratar bons vendedores para a sua loja?

Encontrar o profissional adequado para o cargo de vendedor pode não ser tarefa fácil, mas é essencial para garantir as vendas do seu negócio.

Uma estratégia de vendas eficiente é composta por vários fatores que se complementam, mas um dos principais pilares, que têm influencia direta nos seus resultados, depende muito do trabalho de seus vendedores. 

Vamos parar um pouco para pensar sobre a experiência de entrar em uma loja para fazer uma compra, pedir a ajuda de um vendedor e ser mal atendido… você voltaria? Com certeza não.

Isso porque o ato da compra vai muito além da escolha do produto e seu pagamento. O consumidor moderno procura uma boa experiência e até mesmo um certo nível de conexão.

Ou seja, a escolha do profissional para esse cargo é fator decisivo para o alcance das suas metas de vendas. 

Afinal, ele é a pessoa responsável pelo contato direto com o seu cliente, representando, inclusive, o “rosto” da sua loja e a primeira impressão que ele tem do seu negócio. 

(E já falamos por aqui sobre como essa primeira impressão é importante e explicamos como fazer para garantir que ela seja realmente BOA. Confira o texto aqui

Sabendo disso, agora você deve estar pensando “Tudo bem, mas… quais são os passos para se contratar um bom profissional?”. 

É exatamente isso que vamos te mostrar nesse artigo! Continue lendo e confira tudo o que você precisa saber para contratar um bom vendedor e acelerar suas vendas.

1 – Saiba identificar o momento em que sua equipe precisa de um reforço

Se você já possui uma equipe de vendas, o primeiro passo para uma nova contratação é saber identificar o momento certo em que ela precisa ser feita. 

Alguns sinais que indicam a necessidade de contratar novos vendedores são: 

– Sobrecarga: um vendedor sobrecarregado pode não conseguir oferecer um atendimento adequado, de acordo com as necessidades de cada cliente, resultando em perda de vendas e insatisfação; 

– Baixos índices de conversão: se seus vendedores estão tendo dificuldades em efetivar vendas, isso pode indicar que é o momento de reforçar a equipe com profissionais mais experientes e qualificados; 

– Falta de conhecimento técnico: se a sua equipe não está familiarizada com os produtos de venda, é importante considerar a contratação de profissionais com conhecimentos específicos para oferecer um atendimento mais completo e confiável.

O último item pode ser o mais difícil de ser seguido à risca, uma vez que uma nova contratação também envolve o processo de treinamento e aprendizado do novo profissional.

E isso nos leva ao nosso próximo item… 

2 – Procure pessoas que estão dispostas a aprender e se desenvolver dentro da empresa

Sim, é importante selecionar pessoas que já possuem as habilidades e o conhecimento necessários para assumir o cargo. 

Porém também é essencial saber identificar quem são as pessoas que estão dispostas a aprender e se desenvolver dentro da sua empresa. 

Vendedores que são experientes, mas também se mostram dispostos a desenvolver melhor suas competências, são capazes de se adaptar às demandas em constante mudança no mercado. 

Além disso, eles também têm uma habilidade maior em saber identificar quais os pontos que precisam da sua atenção, uma vez que ficam imersos no dia a dia da empresa.

Mas, para isso, esses profissionais precisam se encaixar no perfil da empresa, para conseguir se identificar melhor com ela e com a sua cultura.

Por isso… 

3 – Entenda qual perfil de vendedor está procurando

Cada negócio tem suas particularidades e demanda diferentes habilidades e características dos seus vendedores. 

Portanto, definir o perfil adequado para a sua loja é um passo importante para encontrar bons profissionais que irão ajudar a impulsionar as vendas, proporcionando uma ótima experiência aos clientes. 

E, para saber qual é esse perfil, primeiro você precisa pensar:

– Qual tipo de produto seu negócio oferece; 

– Qual é o seu público-alvo; 

– Quais as maiores necessidades dos seus clientes; 

– Quais as principais características que você valoriza e acredita que o profissional deve ter. 

Tudo isso é importante porque, dependendo do segmento do seu negócio e das pessoas que consomem seu produto ou serviço, o comportamento e a comunicação dos vendedores precisam se encaixar.

Lembra que falamos lá no começo deste texto que criar conexão é importante para os consumidores? Então a comunicação de seus vendedores precisa ser certeira!

Por exemplo: se você possui uma loja que tem um ar mais moderno, despojado e que, majoritariamente, atrai um público mais jovem, a sua equipe de vendas não pode ter uma postura tão formal na hora de se comunicar com seus clientes.

Mas, para atingir um nível efetivo de compatibilidade entre equipe de vendas e público consumidor, além de encontrar um profissional que está disposto a aprender e que tenha as características que você procura, também é preciso oferecer a possibilidade de ele desenvolver suas habilidades uma vez dentro da empresa. 

Mas, para isso, é preciso investir na sua capacitação! Ou seja… 

4 – Ofereça treinamentos e ensine conceitos essenciais sobre vendas

Reconhecer que o treinamento e o desenvolvimento contínuo desempenham um papel crucial na formação de uma equipe de vendas eficaz e bem-sucedida, é um dos passos mais importantes para conseguir atingir resultados de forma mais rápida e eficiente.

Por isso, uma vez que a nova contratação foi feita, fique atento e encontre os pontos que mais precisam ser trabalhados e quais as maiores dificuldades da sua equipe.

Além disso, se mantenha atualizado às tendências do mercado e aos conceitos que estão sendo usados para aprimorar o seu trabalho. 

Dois desses conceitos, que todo profissional que trabalha com vendas deve dominar, são as técnicas de negociação e de persuasão, essencial para saber como influenciar a decisão de compra do seu consumidor,saiba como fazer isso neste outro artigo aqui: Como criar uma boa impressão e também como influenciar o consumidor.

Enfim, espero que tenhamos conseguido deixar claro como contratar um bom vendedor para a sua loja é essencial para o sucesso do seu negócio.

Lembre-se de que um profissional competente, não apenas aumentará as vendas, mas também aprimorará a reputação da sua loja, cultivando relacionamentos duradouros com os clientes. 

Portanto, invista tempo e esforço na seleção, pois essa decisão impactará diretamente o desempenho e a prosperidade do seu estabelecimento. 

Com uma equipe de vendedores qualificados ao seu lado, sua loja estará pronta para alcançar novos patamares de sucesso. Boas contratações e ótimos resultados!

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