Inadimplência: como evitar e resolver esse problema

A inadimplência é um fator que, infelizmente, deve ser considerado por todas as empresas, grandes ou pequenas. Em um levantamento feito pelo Serasa, foi visto que aproximadamente 6 milhões de empresas no Brasil passam por esse problema.

Tal situação pode gerar diversos problemas na gestão dos negócios, e é por isso que toda empresa precisa de uma preparação prévia para essas ocasiões, como ferramentas ou processos que ajudam os gestores a lidarem com tudo da melhor forma possível.

Por esse exato motivo criamos este conteúdo, para ajudar você a gerenciar sua empresa da melhor forma, expondo a verdadeira importância e dando dicas para lidar com esse problema.

O grande problema da inadimplência

A inadimplência, primeiramente, é caracterizada por todo atraso de pagamento vindo de um cliente. Como resultado disso, sua empresa deixa de receber o valor dessa venda, por um determinado tempo.

Mas esse não é o maior dos problemas. Ela pode afetar a lucratividade da empresa em até certo ponto, mas o grande perigo existe ao prejudicar o fluxo de caixa da empresa, limitando sua capacidade de investimento.

Resumindo, é um problema que ‘trava’ grande parte do potencial da sua empresa, que poderia se aproveitar deste pagamento para expandir seus negócios.

Imagine um cenário em que sua empresa recebe um pedido grande, que retornará em um grande lucro. Porém, a falta de fluxo de caixa impossibilita o investimento na matéria prima para produzir o suficiente. O resultado disso é negativo, gerando a perda do pedido e até mesmo do cliente.

Por isso que a grande recomendação, antes de qualquer dica é: resolver as pendências antes que a inadimplência passe a afetar seu fluxo de caixa.

Como uma gestão de inadimplência ajuda sua empresa?

A gestão de inadimplência nada mais é que o setor encarregado pelas cobranças da empresa. É o meio pelo qual os gestores passam a descobrir quais são os clientes com pagamentos em aberto, e também aqueles que se encarregam da cobrança, tendo em vista a situação do fluxo de caixa da empresa.

Dessa forma, você passa a ter uma visão mais clara de onde o problema pode estar vindo, para poder agir em cima disso. É onde todas as estratégias que mostraremos devem se concentrar, sendo responsáveis por manter a organização financeira de toda a empresa.

5 dicas para evitar a inadimplência

Com a parte teórica que já explicamos sobre este assunto, cremos que você já compreendeu a importância que tudo isso tem para sua empresa, certo? Então vamos agora partir para a prática.

1. Realize pesquisas sobre o histórico de pagamento

Existem diferentes ferramentas que servem para analisar históricos de pagamentos de forma nada intrusiva ou invasiva. Analisando o perfil de cada cliente, você pode estabelecer diferentes tipos de cobrança.

Em casos de clientes que têm bons históricos, não há problema em deixar alguns dias de espera até o pagamento, por exemplo. Já com clientes que possuem uma tendência a atrasos, previna-se e comece uma cobrança antecipada, a fim de evitar um provável atraso.

Ao abrir exceções para aqueles com histórico positivo, você cria um vínculo ainda maior com o cliente, que pode sentir-se mais confortável ao realizar futuras compras.

2. Faça um acompanhamento regular dos pagamentos

À medida que os prazos vão se aproximando, é necessário ter total controle e noção de tudo o que deve acontecer.

Realizar um acompanhamento diário previne os erros e esquecimentos causados pelo dia a dia, ou até mesmo as falhas bancárias que podem acontecer.

Sempre atualize os cadastros dos seus clientes com a finalidade de monitorá-los sempre que um pagamento estiver em aberto. Atente-se com a recorrência dos atrasos e já comece a pensar em formas de evitá-las.

3. Dê preferência ao cartão de crédito

Com a tecnologia e as facilidades que os cartões de crédito possuem, este tipo de pagamento tornou-se um verdadeiro facilitador para os proprietários de estabelecimentos.

Funcionando tanto presencialmente como online, é um processo que evita atrasos no pagamento ao trazer agências bancárias como intermediadoras do processo.

Assim, você pode ficar despreocupado em relação ao não pagamento do seu cliente, de certa forma. Por isso, busque incentivar o uso dessa ferramenta na hora da compra, pode ser de grande ajuda.

4. Dê recompensas para os que pagam devidamente

Ainda que pagar uma dívida não seja algo a se comemorar, criar um sistema de recompensas para os que pagam dentro do prazo tem se provado uma estratégia bastante funcional para muitas empresas.

Não precisa ser nada exagerado, por se tratar do estágio final do processo de compra. Mas com essa estratégia, você não só ajuda a evitar problemas com pagamentos, como também mostra um diferencial ao seu cliente, dando a ele novas facilidades mesmo após a compra.

5. Emita notas fiscais e contratos

Primeiramente, sabemos que a emissão de notas fiscais é algo obrigatório em uma venda. E ainda assim, ela possui um importante papel nessa questão, pois comprova a venda e todos os seus dados.

Em relação ao contrato, já não é obrigatório. Contudo, é uma tática muito usada para prevenir a inadimplência. Com ele, você pode firmar uma garantia com o seu cliente, de forma que seu negócio não fique na mão em casos de atrasos.

Essas são as duas formas mais comuns de comprovar e registrar uma venda. É imprescindível que seu estabelecimento tenha controle sobre isso e torne este processo em um padrão para todos os clientes, pois isso pode melhorar a organização da empresa em muitos níveis diferentes, além de gerar o preparo necessário em caso de processos jurídicos.

Conclusão

Ainda que a inadimplência seja um tema difícil, acaba sendo muito comum no dia a dia de toda empresa. Então, de certa forma, saber lidar com isso acaba sendo uma obrigação.

Todas as dicas que disponibilizamos aqui servem para ajudar você a gerenciar sua empresa em meio a este problema. Mas ainda assim, é papel seu e da sua equipe entender cada situação e saber lidar com a cobrança direta ao cliente.

Pode haver descontentamento, mas o que é certo precisa ser realizado de forma certa.

Porém, tratando de uma forma amigável, mostrando uma postura prestativa e talvez até preocupada por parte da sua empresa, todo esse processo pode se tornar mais fácil. E evitar os problemas é o que todos queremos, certo? Por isso, precisamos agir de forma inteligente.

Esperamos que este conteúdo tenha sido muito útil para você. 
Se você deseja ficar por dentro de mais novidades e dicas sobre o gerenciamento de empresas e negócios, confira os outros artigos do nosso blog!

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