Expansão de públicos
A partir do momento que você sabe como responder às expectativas do consumidor, a probabilidade de sucesso do seu negócio é enorme. Agora, imagine que, além de suprir os desejos de um tipo de consumidor, você decida adicionar outra, com características um pouco ou completamente diferentes.
Fazendo isso, você pode desenvolver produtos e serviços para um outro perfil de consumidor, que pode trazer retornos diferenciados para seu comércio. É possível manter o relacionamento com a persona original e, ao mesmo tempo, começar a lidar com uma nova audiência. Dessa forma, você abocanha uma parcela de mercado ainda maior que a original.
Loja mais atrativa visualmente
No processo de escolha de compra, o consumidor busca sempre o local com maiores opções e variedade, por isso o sucesso dos shoppings, por exemplo. Agora visualmente falando, uma série de rótulos, cores, valores, mensagens e descrições chamam nossa atenção imediatamente, ocasionando vários impulsos para nossa curiosidade.
Quando entramos em uma loja que está repleta de prateleiras com vários produtos e rótulos já focamos a atenção para toda a informação que está sendo compartilhada naqueles itens, mesmo que não cheguemos a aprofundar nas informações das quais somos impulsionados. Então as chances de que um cliente venha consumir em uma loja que já expõe sua diversidade logo na entrada é muito maior do que um outro comércio que foque em uma única marca ou produto, pois é necessário que ele tenha uma parcela de representatividade bem alta para conseguir manter uma loja com um único segmento.
Marketing boca-a-boca
Quem compra um produto e sai satisfeito sempre explana para seus pares. Agora quando se trata de uma loja com alta diversidade, as chances de que as indicações entre círculos sociais apareçam é ainda maior, por representar uma satisfação com o produto desejado, a pessoa também se sente satisfeita com a oportunidade de sanar várias necessidades em um único lugar, e isso também age como um grande diferencial na hora de seu comércio demonstrar autoridade para com os clientes.
Fidelização do cliente
Além de buscar qualidade em seus produtos, existe algo ainda mais eficiente para manter o cliente próximo de sua marca: aumentar a oferta de produtos ou serviços relacionados. Imagine, por exemplo, uma empresa que venda itens para hotelaria, como artigos para buffet e cama, mesa e banho, porém não vende itens relacionados à limpeza. Mesmo que o consumidor seja extremamente fiel à marca, ele vai precisar adquirir os produtos para limpeza, oferecidos por outra companhia. Então, por que não integrar essa oferta ao pacote? Ao fazer isso, o gestor da empresa garante que todo o investimento que o cliente necessita em seu ambiente será convertido em receita e oportunidades para o negócio.
Vantagem competitiva
Aumentar o leque de produtos ou serviços oferecidos é crucial para o crescimento e estabilidade de sua empresa. Exemplificando melhor como a ampliação do Mix de Produtos pode trazer uma vantagem competitiva para uma empresa, pense nas barbearias. Cada vez menos estabelecimentos nesse segmento se sustentam apenas com a oferta de cortes de cabelo e barba. Uma crescente tendência são barbearias que contam com sua própria linha de produtos estéticos, além do oferecimento de bebidas e comidas antes, durante e depois da realização do serviço.
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