Como o merchandising gera mais resultados

Aprenda primeiramente o que é merchandising e quais são as suas funções, para depois decidir qual estratégia se adequa melhor ao seu negócio. Aposte em métodos certos e eficazes para garantir um aumento nos seus resultados.

Para obter sucesso em seu negócio, é necessário ter conhecimento claro de todos os produtos que são expostos e a forma como chegam a cada cliente. Pensando nisso, muitos comerciantes passaram a expor seus produtos de forma mais atrativa, fazendo com que os clientes tenham a sua atenção tomada mais facilmente. Apesar de parecer algo óbvio, essa é uma estratégia e tanto para fazer com que os produtos tenham melhor giro dentro do seu estabelecimento. O nome para isso é Merchandising.

Merchandising é um conjunto de estratégias e técnicas mercadológicas voltadas à informação e apresentação destacada dos produtos. Ou seja, é uma forma de organização e ordenação dos produtos, de forma atrativa gerando no consumidor o desejo e por fim a compra.

Neste artigo, você encontrará formas de utilizar essa técnica no seu estabelecimento, e como descobrir qual será a melhor estratégia conhecendo todos os tipos de Merchandising.

Aposte na escolha certa

Uma das partes mais incríveis do merchandising, é que ele funciona de maneira “discreta” apenas de forma sensorial, para que os consumidores passem pela experiência e sejam orientados para tomar sua decisão de compra. Isso acontece pois o produto é exibido de forma intencional utilizando cores, sons, cheiros, iluminação e até formatos que envolvem o consumidor naquele ambiente. Décadas de pesquisa e desenvolvimento de métodos geraram dados e táticas eficazes de merchandising disponíveis para cada tipo de estabelecimento, todos visando obter sucesso no PDV e uma experiência realmente proveitosa para o cliente.

As ações do merchandising podem variar muito dependendo do tipo de mercado, isso porque cada um funciona com uma estratégia única com um objetivo específico, nesse caso o merchandising precisa se adaptar a esse objetivo para gerar resultados. Um exemplo bem claro é, uma estratégia feita para um comércio estético, pode gerar resultados para ele, mas se ela for usada em um comércio alimentício pode ser que não obtenha o mesmo sucesso.

Percebemos que o Merchandising não segue exatamente uma regra, ele pode ser de várias formas desde que o resultado final seja o mesmo, o sucesso. Saber o que se encaixa melhor no seu negócio é a chave de ouro para uma jogada perfeita. A seguir, conheça os tipos de merchandising com maior potencial para trazer resultados mais que satisfatórios.

Tipos de merchandising para impulsionar os seus resultados


1 – Merchandising de sedução

Quando o consumidor toma uma decisão de compra, ele associa o ato ao visual, sons, sabores e cheiros. A compra presencial sempre foi uma das melhores experiências para se ter contato multissensorial, já que antes de comprar analisamos, tocamos, sentimos, quando isso ocorre, criamos uma conexão emocional relacionando aquele produto em questão com o momento. Já foi comprovado que a maioria das pessoas quando efetuam uma compra, levam em consideração mais o seu lado emocional do que o racional, por isso no Merchandising de Sedução é necessário que sejam usados os gatilhos mentais eficientes para que o cliente fique realmente envolvido com aquilo.

Foque principalmente nos 4 sentidos humanos, eles te ajudarão em qualquer área ou setor, seja presencial ou virtualmente.

  • TATO:

Invista nas texturas, elas são um dos principais aspectos para estimular a decisão de compra

  • PALADAR:

Em estabelecimentos como supermercados essa é uma tática que pode ajudar, e muito, a alavancar suas vendas. As famosas “amostras grátis” são simplesmente irresistíveis para qualquer cliente, apenas saiba escolher bem o que oferecer.

  • AUDIÇÃO:

Esse sentido precisa ser utilizado com muita cautela, isso porque dependendo da sua proposta pode soar como algo negativo ou extremamente positivo. Um exemplo positivo é, se sua distribuidora está oferecendo/expondo uma bebida, aproveite para usar um display interativo com o som da bebida sendo aberta. Isso gera aquele famoso: “Água na boca”, né?

  • OLFATO:

O olfato é uma jogada de mestre e pode ser utilizado em diversas situações, seja em supermercados para mostrar o sabor de algo através do cheiro, ou também, em lojas de cosméticos para comprovar aquele aroma indescritível que todo mundo fala.

Viu, o merchandising de sedução é muito prático, basta saber como e quando usá-lo. Mas continue acompanhando para encontrar o que seja perfeito para a sua empresa.

2 – Merchandising no PDV

Com o passar dos anos, as mídias digitais ganharam muito mais espaço e reconhecimento do que os locais físicos, é por esse motivo que o merchandising no PDV precisa ser mais estratégico, para que possa aproveitar as suas melhores características.

O layout do lugar afeta diretamente o comportamento do cliente, a organização ou a forma como vão abordar o cliente influencia diretamente na decisão de compra. Utilize como estratégia também a famosa “Regra de Três” que afirma que grupos de três produtos são mais atraentes do que qualquer outro número.

3 – Vitrinismo

O vitrinismo, assim como o nome já diz, refere-se a vitrine apresentada aos clientes. A mesma que é responsável por até 70% das operações do PDV.

Ainda nos dias de hoje, o método de vitrinismo é muito utilizado, isso porque essa estratégia permite que o cliente veja os produtos de forma ainda mais valorizada, mas não se esqueça, para essa estratégia ser realmente significativa para o seu negócio é preciso tomar cuidado com alguns aspectos, principalmente a quais produtos utilizar, a iluminação do lugar e o material gráfico promocional.

Siga algumas dicas importantes para utilizar o Vitrinismo de forma eficiente:

  • POSICIONAMENTO:

Se preocupe na forma em que vai posicionar os produtos, lembre-se que eles precisam chamar a atenção do seu consumidor.

  • PÚBLICO ALVO:

Ao projetar a vitrine, pense em qual será o público alcançado com aquela imagem, você precisa ficar atento às necessidades do seu público.

  • EQUILÍBRIO:

Não exagere na vitrine, evite um mix de produtos exagerados. Priorize a organização do espaço.

  • TEMA:

Aposte nas historinhas, o consumidor adora se entreter com isso.

  • ILUMINAÇÃO:

A iluminação tem um valor primordial para a vitrine, pois ela é quem ajuda o produto a se tornar mais atrativo.

4 – Cross merchandising

O cross merchandising é uma estratégia que age de forma intuitiva para o cliente conseguir consumir produtos que sejam relacionados, neste método, a ordenação dos produtos de diferentes categorias podem complementar e potencializar a venda, gerando mais resultados para sua empresa.

Um exemplo bem famoso e que todo mundo conhece é: Já notou que o pacote de macarrão sempre fica perto do setor de molhos que coincidentemente está próximo a gôndola de queijo ralado? Pois é, isso não é coincidência, e sim uma forma mais fácil e prática de fazer o cliente conseguir pegar tudo que ele precisa para aquela refeição de uma só vez, tendo contato imediato a todos os produtos e acompanhamentos.

5 – Omnichannel merchandising

Essa estratégia refere-se a criação de uma experiência única para o cliente, é uma forma de mostrar que a sua empresa se preocupa especialmente com ele.

Um exemplo é quando um cliente acessa seu site, coloca algo no carrinho mas de última hora desiste daquilo. Minutos depois o mesmo cliente pode receber um e-mail oferecendo um desconto caso feche a compra, ou até mesmo sugestão de outros produtos relacionados ao que ele havia separado. Isso é o Omnichannel Merchandising.

Considere tudo o que você conseguiu aprender sobre o que é merchandising e como ele gerar mais resultados para a sua empresa, com isso, veja qual se aplica melhor aos seus objetivos. Lembrando que nenhuma experiência é igual, então existem ainda pelo caminho, grandes possibilidades e erros e acertos, por isso analise com cautela e escolha ousar na hora de experimentar uma nova estratégia. Espero que esse artigo tenha aberto seus olhos para uma nova realidade, aproveite para colocar em prática. Muito sucesso!

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