Gestão de custos é uma estratégia de gerenciamento em que todos os gastos necessários para o funcionamento de um negócio são controlados. Com ela o lojista consegue elaborar um banco de informações sobre o rendimento e o desempenho das atividades, e também elaborar estratégias de operações e precificação. Neste artigo iremos apresentar alguns benefícios e estratégias para gestão de custos.
Quais os benefícios da gestão de custos para a minha loja?
Economia de gastos
Entendendo os seus gastos é possível enxergar os gastos desnecessários. Isso te ajuda a economizar conscientemente.
Aumento da lucratividade
Tendo uma gestão precisa, você consegue identificar e focar nos produtos mais competitivos e lucrativos. Além disso, com uma precificação correta, sua margem está mais garantida.
Diminuição de riscos
Um faturamento alto não necessariamente significa um negócio saudável. Uma boa gestão te ajuda a balancear gastos e faturamentos e te possibilita diagnosticar os melhores momentos e direções de investimento.
Redução de desperdício
Desperdício é sempre prejuízo. A gestão de custos te permite fazer um pente fino nos seus gastos e perceber para onde o seu dinheiro está indo e enxergar onde há um problema. Assim o lojista consegue estancar desperdícios e economizar dinheiro.
Evita peças paradas em estoque
Peça parada é dinheiro parado. Por essa razão a gestão de estoque está intimamente ligada à gestão de custos. Como a gestão de custo traz um olhar amplificado de todas as áreas do seu negócio onde o seu dinheiro está envolvido, essa percepção de peças paradas te ajuda a realizar compras mais assertivas.
Melhor destinação de investimentos
Quando expandir o seu negócio? Quando comprar? Quais os melhores fornecedores para a minha loja? Onde investir meu dinheiro neste momento? Essas questões são primordiais para qualquer varejista de moda. E a gestão de custos é que te ajuda a responder cada uma delas.
Quais estratégias utilizar para controle de custos
Acompanhe as rotinas da sua loja
Realize uma auditoria de despesas. Perceba onde você gasta mais e onde gasta menos. Entenda o que é desperdício, o que é necessidade e o que é investimento. Assim você conseguirá ter um primeiro diagnóstico dos seus gastos.
Acompanhe e faça uma gestão do seu estoque
Faça inventários periódicos, percebendo as peças que giram mais rapidamente e as que permanecem mais tempo em estoque. Mantenha o espaço físico do estoque organizado. Isso ajuda a identificar rapidamente, e até de forma visual, desvios e perdas de materiais, além de ajudar a identificar as peças-coringa.
Tenha um rigoroso controle de entradas e saídas
Controle de fluxo de caixa é controle financeiro básico para a saúde da sua loja. Quanto mais registros você tiver, mais segurança você tem de quanto entrou e quanto saiu do seu caixa. Um controle automatizado pode ser a forma mais eficiente e com menor possibilidade de erros que você vai encontrar.
Defina um teto de gastos mensais a partir de um planejamento
Após todo o diagnóstico da saúde financeira da sua loja, defina metas! Estipule um teto de gastos mensais, baseado em dados e em informações reais da sua loja. Cuidado com metas ilusórias. Trabalhe também com metas de vendas.
Faça o monitoramento constante das despesas
Não adianta fazer tudo o que foi falado até agora e não acompanhar constantemente como andam as despesas. Se as questões encontradas melhoraram. Se as mudanças surtiram efeitos, etc.