Um ponto importante que muitos lojistas esquecem na hora de planejar o ambiente da loja é a trilha sonora dela, isso é algo que causa grande impacto nos clientes, pois desperta sensações que influenciam suas decisões de compra. Temos que tomar cuidado para não gerar uma experiência negativa nesse quesito e para evitar isso, preparamos uma lista de cuidados na hora de escolher a sonoridade dos seus negócios.
Busque equilíbrio
Músicas muito lentas podem desanimar os clientes a comprar, músicas muito animadas podem causar ansiedade e deixar o ambiente caótico. Além disso, é bom evitar volume excessivo.
Não esqueça da neutralidade
Não cometa o erro de escolher músicas com temas polêmicos ou agressivos, e também estilos de música com altos índices de rejeição, nem sempre o que você gosta vai agradar todo mundo. Uma boa pedida é optar pelo instrumental, que facilita a não colocar, sem querer, músicas polêmicas para tocar na sua loja.
Divulgue novidades da loja
Outro ponto bastante útil é utilizar um sistema de rádio interno, com a finalidade de divulgar promoções e comunicados, tornando a comunicação com o cliente mais ampla. Muitos deles serão estimulados a participar de promoções, sorteios e ações se ouvirem sobre elas. Claro, com moderação para não tornar a experiência do usuário negativa quanto a isso. Pense em uma propaganda de 10 a 15 minutos, variando com o tempo médio de cada cliente em sua loja.
Planeje intervenções barulhentas
Sabemos que, às vezes, é inevitável alguns processos barulhentos em nossas lojas, como manutenções ou limpezas, porém é importante evitar esses processos nos horários de pico, a fim de não causar confusões e afastar os clientes.
Para finalizar, deixamos aqui 7 playlists oficiais do Spotify para você usar na sua loja. Escolha sua favorita.
Violão Brasileiro
Brasil Instrumental
Happy Jazz
Instrumental Standards
Instrumental Bluegrass
Golden Instrumentals
Instrumental Rock
Manter essa harmonia é essencial para criar um ambiente agradável em que seus clientes queiram estar. O objetivo da Parolar é mostrar formas de alavancar as vendas do seu negócio, fidelizando seus clientes. Para mais informações relevantes como essa, acompanhe nosso blog e aprenda mais.