5 Dicas para organizar as prateleiras da sua loja

O que você precisa levar em consideração na hora de realizar a disposição de seus produtos em sua loja? Neste artigo traremos 5 dicas estratégicas para você utilizar seu espaço da melhor forma.

O que você precisa levar em consideração na hora de realizar a disposição de seus produtos em sua loja? Neste artigo traremos 5 dicas estratégicas para você utilizar seu espaço da melhor forma. 

1 – Entenda o seu espaço e suas necessidades.

Análise seu espaço e entenda suas necessidades a partir das seguintes perguntas:

  • Qual a primeira coisa que seus clientes observam na entrada de sua loja?
  • Quantas prateleiras serão necessárias para suprir sua variedade de produtos? 
  • Quantas pessoas podem circular pelos corredores? 
  • Existe um local adequado para a formação de uma fila na a área de pagamento?

Após refletir sobre essas questões, pense sobre três pontos essenciais de seu comércio, a entrada, os corredores e a área de pagamento. 

A entrada é a zona de imersão, logo, é a capa do seu negócio, então disponha seus melhores itens e ofertas bem à mostra para atrair atenção de seus clientes.  

Os corredores são locais de circulação e análise entre as opções, então é importante ser estratégico na disposição. 

Já a área de pagamento é o último momento de escolha e compra, é momento ideal para se colocar itens de menor valor agregado, que talvez não fossem de uma necessidade tão alta para seu cliente, mas ao vê-los no final de sua compra pode despertar o interesse. 

2 – Planeje a circulação dos clientes.

Segundo estudos é indicado que os consumidores dificilmente se atentam aos produtos que estão nas extremidades da prateleira, ou seja, aqueles localizados a até 40 centímetros das pontas. Esse comportamento é bastante comum em supermercados, onde normalmente vemos pessoas deixando o carrinho no meio do corredor e voltando para encontrar itens que estão no início dele.

Desta forma distribuir produtos de grandes marcas nestas extremidades pode ser um atrativo para ajudar na circulação pelos corredores de sua loja. 

3 – Escolha bem o que colocar em seu espaço nobre.

O espaço mais nobre da prateleira em uma loja é aquele que fica na mesma altura dos olhos das pessoas, que geralmente fica entre 1,30 e 1,70 metros do chão, sendo o centro das prateleiras.

Essa deve ser a área disponibilizada para os produtos concorrentes das grandes marcas ou por aqueles que oferecem maior lucro para a sua empresa. A estratégia mais comum é colocar produtos iguais, que são concorrentes, mas que possuem menor procura, nas áreas mais nobres, enquanto os produtos que são mais procurados ficam nas regiões inferiores da prateleira. Dessa forma, sua loja faz um convite sutil para que o cliente experimente novas marcas.

4- Pense na relação de produtos e necessidades.

Utilizando a estratégia de cross marketing, que consiste em dispor os produtos que se relacionam bem próximos uns dos outros, você pode associar necessidades complementares em vários produtos, como por exemplo seria colocar o macarrão, o queijo ralado e o molho em uma mesma prateleira ou corredor, fazendo com que assim o cliente encontre de forma mais fácil os itens desejados e também já realize a compra de vários produtos.

Outro público que também é muito importante na decisão de compras são as crianças. Fazendo com que a noção de espaço nobre seja invertida, e assim os produtos mais procurados devem ser colocados na parte de baixo da prateleira, para que elas possam visualizar e até mesmo alcançá-los. 

5 – Classifique por preço ou por exclusividade.

Por fim também é muito importante pensar no tipo de produto que você oferece. Se o que seu público procura ao comprar um produto em sua loja é a exclusividade e requinte, ter prateleiras cheias e com muitos produtos irá fazer com que ele desista da compra.

Em contrapartida, se ele estiver buscando preços baixos e compra por quantidade, é aconselhado ofertar produtos semelhantes com pequenos detalhes diferentes enfatizando uma diminuição de preço na etiqueta do produto são as melhores estratégias para favorecer uma compra.

Desta forma tais dicas buscam despertar um olhar estratégico na hora de montar um espaço mais eficiente e focado no comportamento de seus consumidores.

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