5 Dicas para o Lojista lidar com a concorrência

Seu negócio pode ter se preparado e feito vários planos pra muitos anos, e ter até planos de negócios com excelentes resultados, mas nunca deve se esquecer que você não está sozinho no mercado. Quando para pra pensar sobre isso, você precisar analisar alguns pontos muito importante para que sua loja consiga se destacar entre os demais. Nesse artigo falaremos sobre alguns deles.

Seu negócio pode ter se preparado e feito vários planos para muitos anos, e ter até planos de negócios com excelentes resultados, mas nunca deve se esquecer que você não está sozinho no mercado. Quando para pra pensar sobre isso, você precisa analisar alguns pontos muito importante para que sua loja consiga se destacar entre os demais. Nesse artigo falaremos sobre alguns deles.

Analise seu Mercado

A primeira coisa que muitos veem é a crise que passamos no momento, porém isso pode fazer com que não olhemos para o lugar certo e deixemos de encontrar soluções para o nosso negócio. Estar atento ao que acontece ao nosso redor é essencial, saber o que a nossa concorrência faz e o agrada nosso cliente é o ponto chave da questão. Saiba de uma coisa, a concorrência nunca será um perigo, ficar estagnado pode fazer com que você perca muito mais, sempre pesquise e fique atento às tendências e ao que mercado está pedindo no momento. Será que seus clientes gostam do que você oferece? Como poderia surpreendê-lo ainda mais? Aposte em produtos exclusivos, nunca permita que isso seja um diferencial do seu concorrente.

Analise sua Empresa

Criatividade

Ser criativo é uma forma excelente para se destacar, inovar constantemente traz bons resultados. Estratégias de vitrine, marketing, merchandising são excelentes artifícios para você chamar a atenção de um futuro cliente, ou do cliente do seu concorrente, ou será que está fazendo o mesmo que ele? Dessa forma você estará sempre um passo atrás, pois nesse caso ganha quem faz primeiro e não melhor, e você deve procurar sempre fazer o melhor. Identificar a necessidade do seu cliente ou até mesmo as do seu concorrente (se não forem as mesmas), é essencial para você saber o que fazer para fazer melhor e se destacar.

Analise o perfil do seu público em detalhes, anote isso pois a cada momento isso pode mudar e você precisa estar sempre atento às mudanças, descubra os gostos e as prioridades do seu cliente. Com isso conseguirá trabalhar suas ideias, e oferecer produtos específicos para aquele tipo de cliente, reduzindo o peso da concorrência e o grau de comparação que seu cliente fará na hora da compra.

Experiência

Em todo o processo que inclui Empresa e Cliente, nunca esqueça de oferecer uma experiência inesquecível. Lojas que possuem ambientes diferenciados, criativas e trabalham nos pontos abordados acima conquistam muito mais clientes. A experiência de compra, fazendo uma analogia, é a mesma coisa que comer algo que gostamos pela primeira vez, quando gostamos daquilo não damos a real importância para os efeitos colaterais daquilo e nós esbanjamos em obter tal experiência. Ofereça o mesmo para o seu cliente, dê a ele algo que ele sempre irá querer novamente, ofereça um ambiente que ele sempre irá gostar de estar ali, e lembre-se que gosto dele é o mais importante, portanto, apresente o produto certo para o cliente certo.

Pós Venda

Uma boa forma de estar à frente da concorrência é criar e praticar um pós venda. O relacionamento com cliente não acaba quando ele compra de você, mas a compra é um início de relacionamento entre Loja e Cliente, e quanto mais você for capaz de manter esse relacionamento, mais você tem a ganhar. Dê privilégios e vantagens exclusivas, ofertas de produtos são um chamariz, ofereça um atendimento especial e ostente isso, faça com que isso leve o cliente a comprar novamente de você.

Quando se cria um relacionamento, precisamos ter ao lado dele transparência e ética, sem isso você não conseguirá manter um relacionamento a longo prazo. Com o tempo seus colaboradores, fornecedores e clientes notam esses valores. A boa reputação não tem preço.

Analise seu Concorrente

Foque em 3 a 5 lojas do segmento, que tenham o mesmo porte que a sua, é um bom início para um trabalho de pesquisa acerca da concorrência de mercado. Identificar os principais pontos do concorrente, como localização, valores praticados, fornecedores contratados, podem ser fatores chaves para tornar sua loja mais competitiva. Preço baixo, vale a pena? Este é um assunto com o qual é preciso ter muito cuidado, pois há uma linha tênue entre “anunciar um produto com vantagens” e “passar a desvalorizá-lo a ponto de comprometer o seu fluxo de caixa”. O preço baixo vale a pena somente quando você compra muito bem.

Já que a concorrência no varejo é formada por diversos players, é importante zelar pelas boas práticas desde o princípio, afinal, alguns competidores podem virar seus futuros parceiros. Em tempos de crise, muitos lojistas acabam tornando-se aliados e expandindo juntos seus negócios, por isso, uma postura ética na prática de uma concorrência leal, é essencial para o bom andamento das relações comerciais em qualquer setor. Sendo assim, que tal sob uma ótica racional, enxergar seus concorrentes como forças propulsoras atuando em um mesmo segmento?

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