O mercado pet é um nicho em crescimento que pode alavancar o seu negócio, então descubra como aproveitar essa onda para impulsionar suas vendas e encantar ainda mais seus clientes!
Você sabia que os pets são considerados membros da família por muita gente? Eles são companheiros, amigos e até mesmo filhos para muitos tutores.
Por isso, os donos de pets estão sempre dispostos a investir no bem-estar e na felicidade dos seus bichinhos. Mais do que amor, mimar os amigos peludos é quase uma missão!
Por isso o nosso papo de hoje é sobre o mercado pet e como ele pode fazer toda diferença no faturamento do seu negócio. Vamos lá?
Um mercado em constante crescimento
Vamos começar com alguns dados sobre a indústria pet brasileira, para que você entenda um pouco qual é a dimensão desse mercado que está em expansão.
Dá só uma olhada nesses números:
– Em 2022, o faturamento da área chegou a R$60,2 bilhões, um aumento de 16,4% em relação ao ano anterior.=, segundo dados do IPB (Instituto Pet Brasil);
– Esse mercado representa 0,36% do PIB do nosso país, segundo a Abinpet (Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação);
– A projeção é de que, em 2023, esse setor cresça mais 12,1%, chegando a R$67,4 bilhões, também segundo o instituto;
– No quesito faturamento do setor, o Brasil é o terceiro país do ranking, atrás apenas de Estados Unidos e China;
– Segundo o censo 2021 do IPB, são 149,6 milhões de animais de estimação no Brasil. Se considerarmos 215 milhões de brasileiros, isso quer dizer que 70% da população tem um pet em casa ou conhece alguém que tenha.
Esse crescimento é impulsionado por diversos fatores, como:
Aumento da população urbana: As pessoas que moram em cidades têm menos espaço para ter animais, o que as leva a investir mais em produtos e serviços para cuidar deles.
Ascensão social: As pessoas estão ganhando mais dinheiro e, com isso, têm mais condições de investir nos seus pets.
Maior conscientização sobre a importância dos cuidados com os animais: As pessoas estão cada vez mais conscientes da importância de cuidar dos animais de forma responsável.
Mas, se você ainda não está convencido, vamos para quais as vantagens que esse setor pode trazer diretamente para o seu negócio!
Vantagens de ter a linha pet no seu negócio
Movimento em épocas mais paradas
Sabe aqueles momentos do ano em que as vendas dão uma paradinha? A linha pet tá aí pra resolver isso!
Em qualquer época, os donos de pets estão sempre atrás de algo para mimar seus peludos.
Coloque alguns brinquedos fofos, caminhas macias e petiscos saudáveis, e pronto: você tem um fluxo constante de clientes.
Crescimento do seu negócio
Já falamos sobre como o mercado pet é um setor em expansão, o que significa que há oportunidades de crescimento para negócios que atuam nesse segmento.
Ao oferecer produtos pet, você pode aproveitar esse crescimento e expandir o seu negócio, investindo em novos produtos e serviços, abrindo novas lojas ou expandindo a sua rede de distribuição.
Diferencial competitivo
Ter a linha pet pode ajudar a diferenciar a sua loja da concorrência. Isso porque muitos negócios ainda não oferecem esse tipo de produtos.
(E já falamos aqui sobre como é importante se destacar da concorrência para impulsionar suas vendas.)
Dessa forma, você pode se tornar uma referência no mercado e atrair novos clientes.
Latidos de Responsabilidade Social
Quer fazer a diferença e mostrar que sua loja está conectada com causas sociais? A linha pet é um ótimo caminho!
Muitas empresas desenvolvem ações em prol dos animais, e você pode se juntar a esse movimento.
Um bom exemplo é destinar parte das vendas de produtos pet para abrigos ou ONGs de proteção animal. Essa é uma ótima maneira de se aproximar dos seus clientes e gerar valor para o seu negócio.
Os clientes adoram saber que estão ajudando!
E também já explicamos aqui no blog sobre como diferentes ações podem fazer toda diferença na hora de conquistar e criar conexão com clientes. Você pode conferir neste texto.
Oportunidades de sucesso para o seu negócio!
Como vimos, o mercado pet é um universo repleto de oportunidades.
Com a linha pet na sua loja, você não apenas aumenta suas vendas, mas também se conecta com uma clientela fiel, apaixonada e engajada.
Afinal, lembre-se: não é sobre vender produtos, é sobre estar inserido no mundo das pessoas e se tornar parte do seu dia a dia!